Acupuntura
Cardiologia
Cirurgia PlÁstica
ClÍnica Geral
Dermatologia
DesabituaÇÃO TabÁgica
Enfermagem
Ginecologia e ObstetrÍcia
Medicina Curativa
Medicina DentÁria
Medicina Desportiva
Medicina Do Trabalho
Medicina EstÉtica
Neurologia
Nutricionista
Oftalmologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Pneumologia
Podologia
Psicologia
Psiquiatria
Terapia da Fala
Urologia

  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
Início > A CLÍNICA — HISTÓRIA

A CLÍNICA — HISTÓRIA
Versão para impressão Enviar por E-mail

Terá sido no já longínquo ano de 1886, no Peso da Régua, em Trás-os-Montes, que terá nascido, com o Avô Manuel, filho de humildes agricultores, esta longa história Médica e de Médicos que cruzam todas as gerações da nossa família, chegou aos dias de hoje e á nossa Clínica Médica.

Então o Avô Manuel Ferreira Sales Guedes ainda que com parcos meios, fez-se à vida e aos sonhos das suas gentes, rumou a Lisboa, para cursar Veterinária. E sendo certo que em breve foi doutor, não menos certo acabou casando com Sara Bastos, uma bela jovem da capital, senhora de alguns recursos financeiros que não achando por bem ver-se casada com um…veterinário, lhe custeou a segunda licenciatura, fazendo dele o primeiro Médico da nossa Família.

Desconheço a prospecção a cavalo mas disse e escreveu que terá escolhido Penacova pela sua proximidade à cidade da Coimbra (a mulher era Lisboeta…) e por esta região sempre lhe parecer parecida com o seu Peso da Régua.

Foi então como Médico Municipal e também Veterinário que se instalou com a sua família em Penacova, já com as duas filhas miúdas, fazendo a sua base no então modesto Hospital da Misericórdia, percorrendo as aldeias do Concelho a cavalo, receitando para o homem, para o porco e para a cabra!!!

Pelo meio envolveu-se com o colega Bissaya Barreto na materialização de uma obra em Penacova (de bons ares…) destinada a apoiar os filhos menores dos tuberculosos, flagelo da época, retirando dos lares doentes e recriando-lhes melhores condições de sobrevivência e de vivência. O Preventório de Penacova, obra de grande mérito, que foi sempre a menina dos seus olhos, cumpriu durante anos e anos os seus objectivos. No final da sua vida, já com pouca saúde, optou por dias mais calmos numa posição mais prestigiante, entregou Penacova a um dos seus genros e rumou a Viseu dedicando-se, até á sua morte, às funções de Delegado da Saúde do Distrito.

O prestigio deste homem, e o respeito popular pelo Dr. Sales Guedes, falecido em 1948, chegaram aos nossos dias, gravado que ficou na memorio colectiva.

Em 1918 nasce em Friúmes, sede de Freguesia, no Concelho de Penacova, Artur Soares Coimbra, 2º de 4 filhos de um agricultor que se fez emigrante em Manaus, Brasil, comercializando com “borracheiros”, e duma doméstica filha de um professor primário, que se dedicou a criar e educar os filhos, gerindo a casa da família e as suas vastas propriedades agrícolas.

Artur Soares Coimbra, fisicamente débil porque atingido na infância pela polomielite foi contudo um estudante aplicado e inteligente, obtendo bem novo o seu diploma de medicina pela Universidade de Coimbra. Em 1944 casou-se com a filha mais nova - Maria de Lurdes – do Médico-Veterinário entrando assim para o 2º Médico da Família.

Começou então como Médico em S. Pedro de Alva, como, dizia-se “Médico do Partido” (?) deslocando-se de bicicleta, cedo contudo veio a fixar-se em Penacova, no emergente Hospital da Misericórdia, já que entretanto o seu sogro rumara a Viseu.

Cavalo não teve mas bem que utilizava quantos lhe enviavam para se deslocar às aldeias dos seus doentes, quantas vezes a pé também. Ficaram na história o seu Renault Juvequatre (PT-11-19) e os vários Fiat´s 600 com que heroicamente cruzava serras, caminhos e ribeiros – aqui e ali começavam a haver algumas estradas – até chegar á cabeceira dos seus doentes.

Este típico João Semana que tinha por avenças os seus clientes, não raro os ajudava nas contas da farmácia.

Numa segunda fase da sua vida profissional e também com total dedicação ao Hospital da Misericórdia entretanto ampliado, renovado e bem apetrechado, como Clínico Geral muito experiente que era, dedicou-se a criar ali um verdadeiro Serviço de Obstetrícia, chamando grávidas e parturientes que até então não eram sequer seguidas por Médico e pariam nas suas próprias casas com parteiras-mulheres-curiosas e grande mortalidade infantil. Criou uma consulta para mulheres grávidas e uma verdadeira sala de partos e como o movimento o justificou, a Misericórdia contratou três enfermeiras parteiras… passou a partejar sabiamente dia e noite, manejando com perícia o fórceps.

Ficou a recordação não só do Homem sempre disponível para os seus semelhantes, fosse a que horas fosse, de dia ou de noite, com grande experiência, sabedoria e dedicação, mais ainda a sua palavra calma e amiga de Homem-Bom. A sua morte precoce, inesperada por súbita, em 1976, originou a maior manifestação de pesar que Penacova recorda.

E cheguei eu em 1946. Neto do Médico Sales Guedes e filho do Médico Artur Soares Coimbra, ultrapassados os estágios e serviços obrigatórios da formação em Clínica Geral e Cirurgia, houve que tomar opções para o futuro e decidi-me por uma especialização. Queria-a Médico-Cirúrgica mas que me permitisse exercê-la a partir de Penacova, opção de vida prioritária. Queria-a também mais virada para a vida do que para a morte com a qual nunca lidei muito bem… Optei pela Ginecologia/Obstetrícia acabando põe me centrar na Maternidade dos Hospitais da Universidade de Coimbra, naquilo que achei seria também orgulho e homenagem ao senhor meu Pai.

Durante décadas convivi, até os dias de hoje, com a alegria de ajudar a trazer á vida eu sei lá quantos bebés! E com a felicidade, e a sorte, de nunca nenhum ter morrido nas minhas mãos! Quantos? Impossível saber, mas só no Concelho de Penacova, mais de metade da população jovem terá nascido na minha mão!

Enquanto isto, utilizando o consultório paterno, fui construindo, ao longo dos anos uma Medicina Privada, que evoluiu de uma Medicina Geral inicial, naturalmente, para a Ginecologia e Obstetrícia, com um êxito que proporciona ultrapassar, largamente, as fronteiras locais.

O Avô era o Dr. Sales Guedes, o Pai o Dr. Artur Soares Coimbra e eu Artur Manuel Sales Guedes Coimbra. Em 1975, do casamento com a Professora Regina, nasce o filho Rui Artur Coimbra (que também é Sales Guedes…), que cresceu e se fez à Faculdade de Medicina de Coimbra. E porque já havia seguidor, começou a ter forma esta Clínica, também porque o outro filho, o Pedro Artur Coimbra, Engenheiro Civil, virou-se a fazê-la, dando assim o seu muito importante contributo.

Criámos assim, de raiz, novas e capazes instalações com excelentes condições de trabalho para nós Médicos e para quantos trabalham aqui na saúde dos utentes, com modernas e funcionais instalações também para eles próprios. Inaugurada a 14 Fevereiro de 2004, inicialmente com Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cardiologia e pouco mais. Ao longo dos tempos, por vontade própria, dos profissionais que nos procuraram e também pela necessidade imposta pelos nossos utentes, ampliámos e abrirmos a outros Colegas e a múltiplas Especialidades Médicas e não Médicas. Dispomos hoje mais de 30 serviços de Saúde, tanto na Clínica como ao domicílio ou a outras instituições.

Entretanto o Dr. Rui Coimbra optou pelos mesmos trilhos da Especialização em Ginecologia e Obstetrícia e trouxe para a Clínica a sua ciência fresca e jovem e, sobretudo também, as mais recentes tecnologias, transmitindo com a sua energia e dedicação, uma maior capacidade e eficiência à Clínica Familiar.

E vamos na 4ª geração de Médicos…

 

Maio de 2014