Otorrinolaringologia
Dr. Ricardo Caiado
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra Hospital Pediátrico de Coimbra
A Otorrinolaringologia é um ramo médico-cirúrgico da Medicina que se especializou na prevenção e tratamento das doenças do ouvido, nariz, garganta e estruturas da cabeça e pescoço afins. O termo vem do grego antigo e resume bem as áreas de actuação desta especialidade: Ot- (ouvido), rino- (nariz), laringo- (garganta e laringe) e –logia (estudo). Assim, os Otorrinolaringologistas previnem, diagnosticam e tratam as afecções dos ouvidos, nariz, seios nasais, boca, faringe (garganta), laringe (cordas vocais), pescoço e algumas da face, tanto em crianças como em adultos.
Podemos destacar algumas doenças mais comuns que podem ser prevenidas e tratadas pela Otorrinolaringologia: Ouvido – surdez, infecções dos ouvidos (otites), obstrução auricular, alterações do equilíbrio, vertigens, zumbidos (barulho nos ouvidos), paralisias do nervo facial e outras alterações de alguns nervos. Nariz – obstrução nasal, desvios do septo, epistaxis (sangramento nasal), sinusites, rinites, alergias e alterações do cheiro. Boca e garganta – infecções (amigdalites e faringites), dores de garganta (odinofagias), rouquidão (disfonia), obstrução da via aérea, hipertrofia ou aumento das amígdalas e adenóides, roncopatia (ressonar) e alterações superiores da deglutição. Cabeça e pescoço – tumores benignos e malignos dos ouvidos, nariz, garganta, cordas vocais e pescoço, algumas deformidades da face e adenopatias cervicais (caroços no pescoço).
Como já referido anteriormente, a Otorrinolaringologia além de diagnosticar doenças dos ouvidos, nariz e garganta, também é responsável por tratamentos médicos (com medicamentos), protéticos (próteses auditivas), cirúrgicos (alguns dos problemas citados necessitam de uma intervenção cirúrgica), entre outros (como exercícios de reabilitação vestibular para o tratamento de vertigens e alterações do equilíbrio). Nesta clínica temos a capacidade para o estudo das diversas patologias desta especialidade, realização de alguns exames complementares (timpanogramas, audiogramas e fibroscopias), execução e orientação dos tratamentos necessários e dispomos da capacidade cirúrgica, em clínica com bloco operatório, onde dispomos das mais modernas tecnologias hoje utilizadas. |