Acupuntura
Cardiologia
Cirurgia PlÁstica
ClÍnica Geral
Dermatologia
DesabituaÇÃO TabÁgica
Enfermagem
Ginecologia e ObstetrÍcia
Medicina Curativa
Medicina DentÁria
Medicina Desportiva
Medicina Do Trabalho
Medicina EstÉtica
Neurologia
Nutricionista
Oftalmologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Pneumologia
Podologia
Psicologia
Psiquiatria
Terapia da Fala
Urologia

  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow

Versão para impressão Enviar por E-mail

Psiquiatria

 

A Psiquiatria é o ramo da Medicina que se dedica ao diagnóstico e tratamento das condições que afectam a Saúde Mental e que incluem um vasto conjunto de doenças do humor, do comportamento, cognitivas e do pensamento.

Os estudos mais recentes mostram que as perturbações psiquiátricas e os problemas que afectam a Saúde Mental se tornaram a principal causa de incapacidade nas sociedades actuais. Das 10 principais causas de incapacidade, 5 são perturbações psiquiátricas. Por exemplo, em todo o Mundo, uma em cada quatro pessoas já sofreu ou sofrerá de depressão.

O objectivo do tratamento psiquiátrico é atingir um estado pleno de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, consiga enfrentar os factores de stress normais da vida, trabalhar de forma produtiva e ser capaz de contribuir para a comunidade em que se insere.

A avaliação psiquiátrica começa tipicamente com uma primeira consulta para recolher a história clínica e realizar o exame do estado mental. Em alguns casos pode ser necessário realizar alguns testes psicológicos, análises ou outros exames (ex: TAC cerebral). O tratamento depende de cada caso concreto e envolve habitualmente um conjunto simultâneo de várias medidas. Estas incluem o uso de medicamentos (ex: anti-depressivos) e de diversas técnicas psicoterapêuticas. O seguimento psiquiátrico regular é importante para avaliar o resultado das intervenções terapêuticas de modo a fazer os ajustes necessários ao longo do tempo.