Acupuntura
Cardiologia
Cirurgia PlÁstica
ClÍnica Geral
Dermatologia
DesabituaÇÃO TabÁgica
Enfermagem
Ginecologia e ObstetrÍcia
Medicina Curativa
Medicina DentÁria
Medicina Desportiva
Medicina Do Trabalho
Medicina EstÉtica
Neurologia
Nutricionista
Oftalmologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Pneumologia
Podologia
Psicologia
Psiquiatria
Terapia da Fala
Urologia

  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow

Versão para impressão Enviar por E-mail

Psicologia Clínica


Drª Isabel Fernandes

 

A Psicologia Clínica é o ramo da Psicologia que assenta no estudo e a análise da singularidade do indivíduo e que pretende entender a sua realidade, as suas dificuldades e os seus problemas. Ao serviço do bem-estar psicológico e da melhoria da qualidade de vida, a Consulta Psicológica e a Psicoterapia tem por objectivo o tratamento de problemas psicológicos e a promoção do auto-conhecimento e desenvolvimento do indivíduo (crianças, adolescentes, adultos.)

No estudo pormenorizado de cada realidade individual, o Psicólogo Clínico concentra-se sobre todos os aspectos que influenciam a pessoa, já que a personalidade é entendida como um todo e o que se pretende é uma compreensão global da situação. Assim, interessam todas as variáveis que afectam o sujeito: a história pessoal, o passado, as perspectivas para o futuro, os valores, os afectos e as relações importantes, entre muitos outros factores. Em muitos dos casos, o mal-estar psicológico é acompanhado por queixas de índole física, que aparecem como expressão do sofrimento psíquico.

Um exame psicológico diferenciado permitirá traçar um plano de intervenção adequado que visa trabalhar os aspectos emocionais e relacionais, promovendo o bem-estar psíquico e a adaptabilidade emocional, através de um processo de Psicoterapia (Ludoterapia e Psicoterapia).

Durante a psicoterapia, o Psicólogo Clínico vai ajudar a desenvolver a capacidade de análise e compreensão da realidade interna do paciente, bem como dos seus comportamentos. A relação que se estabelece permite, num ambiente de confidencialidade e confiança, ajudar a resolver os aspectos que são causadores de sofrimento e dificuldade, facilitando também outras interpretações para as experiências individuais e permitindo a capacidade de acção do paciente no seu processo de mudança e de promoção do desenvolvimento da sua personalidade.

A PSICOTERAPIA PODE SER INDICADA QUANDO EXISTEM:


Þ Perturbações do comportamento alimentar

Þ Perturbações do comportamento sexual

Þ Problemáticas da adolescência

Þ Problemas de aprendizagem

Þ Dificuldades de atenção e concentração

Þ Quadros de hiperactividade

Þ Dislexia

Þ Agressividade

Þ Ansiedade

Þ Perda/Luto

Þ Fobias e Pânico

Þ Perturbações psicossomáticas

Þ Doenças crónicas

Þ Traumas, violência ou abuso

Þ Quadros de neurose, psicose e outras disfunções da personalidade

Þ ...entre ou